Pontuando seu texto

Usar a pontuação corretamente não é tão complicado.
Aqui vão algumas dicas que podem ajudá-lo no duro mister de escrever seu texto numa cidade grande em pleno século XXI: use sempre muitas vírgulas, reduza as exclamações, use as interrogações apropriadamente e sempre que possível ponha um ponto parágrafo.
Comecemos pelo ponto de exclamação. Quando usar e quando evitar.
Não vale a pena usar exclamação quando seu estagiário entrega a pesquisa encomendada, com todas as informações e nenhuma fonte. É melhor usar dois pontos (ou travessão) para explicar que a dita pesquisa não lhe serve pra nada. Ponto (continuando, como dizíamos no primeiro ano de ginásio). Respire fundo. Ou transforme o ponto em parágrafo, mude de assunto, ou vá tomar um cafezinho.
Também de que lhe adianta usar exclamação quando a internet cai, no meio exato do seu mais longo e-mail? Seu sistema é mesmo o que você já está cansado de saber, então ponha um ponto parágrafo e vá ao andar de baixo refrescar mente, ou faça uma pausa maior e um lanche. Ou compre alguma coisa pra aplacar sua febre de consumo.
O ponto de exclamação deve ser evitado, principalmente, se você precisa atravessar a cidade no começo da manhã, ao meio dia ou no finalzinho da tarde, quando todos os motoristas, barbeiros, imprudentes apressados, estressados, tiveram a mesma idéia. Use pontos, vírgulas, faça parágrafos curtos. Muitos parágrafos curtos. Melhor seria ir ao cinema e esperar a poeira baixar.
Vale a pena usar exclamação em alguns casos, como por exemplo: conquistar aquela pessoa que você está querendo desde a oitava série; curtir o por do sol no Unhão só, ou com seu novo amor; ser apresentado ao seu primeiro filho, ou bisneto; chorar de tristeza, ou de alegria, no velório de alguém.
Interrogações são, teoricamente, muito fáceis de usar, certo? Errado! Nem sempre o óbvio é tão óbvio. Você talvez não saiba, mas as interrogações são ótimos redutores de estresse. Experimente trocar a exclamação por uma interrogação no final da frase: Você é um filho da puta? Observe que nesse caso todo o peso da ofensa fica por conta do ofendido. Você mesmo só expressou uma dúvida comum a todos.
Quanto aos pontos e vírgulas, use-os sempre que a rotina começar a enlouquecê-lo. E não se esqueça que parágrafos são importantes pra mudar o foco do outro, ou deixar a poeira baixar.
Espero sinceramente que essas dicas lhe permitam viver melhor.
Um grande abraço.

Deixe um comentário